O Amor é paciente


Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes,
suportando uns aos outros com amor. - Efésios 4:2

Certamente o amor possui uma série de características, neste texto escolhi uma importante característica sobre o amor para realizarmos um breve estudo.
O amor diferente do que muitos pensam não é um sentimento, pode parecer frio falar dessa maneira, mas a grande realidade que o amor é uma escolha e um compromisso que assumimos diante de alguma pessoa. Assumimos o compromisso de fazer o bem para esta pessoa e para que isso se concretize tomamos atitudes práticas.
“Todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tiago 1:19). Quando você decide ser paciente, responde positivamente uma situação negativa, ao invés de ser impaciente e exigente, o amor ajuda a se acalmar e transmitir misericórdia aos que estão ao seu redor. Ter paciência é escolher controlar suas emoções ao invés de permitir que elas lhe controlem é demonstrar discrição ao invés de pagar mal com mal.
Se alguém lhe ofende, você revida ou você se controla? Este é um momento onde devemos ter os pés no chão, pois na hora da raiva somos tomados por ódio e muitas vezes tomamos atitudes egoístas, quando deveríamos ser pacientes para não julgarmos o outro. A palavra de Deus diz que "O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão" (Provérbios 15:18).
A paciência é o lugar onde o amor encontra sabedoria, é onde temos a possibilidade de entender que todos podem falhar e acertar, enfim é uma oportunidade única para amadurecermos a relação humana.
Convido os amigos leitores a fazerem um desafio no próximo dia. As palavras geralmente refletem o estado do nosso coração, portanto decida demonstrar paciência e de maneira alguma diga algo negativo às pessoas que conversarem contigo, se a tentação surgir, não diga nada é melhor segurar a língua do que dizer algo de que possa se arrepender depois.

Jorge N. C. Jr (Juninho)
Contato: juninhoatitude.vale@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário